Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal
Colaboradores recebem capacitações sobre Prestação de Contas e Processos Ágeis

Colaboradores recebem capacitações sobre Prestação de Contas e Processos Ágeis

A Associação Agrologistica de Mato Grosso iniciou no mês maio/2022 uma maratona de capacitações internas referentes aos cursos de “Processos Ágeis pela metodologia SCRUM” e “Gestão de Processos e Prestação de Contas”, destinado à colaboradores e estagiários. Na conclusão do curso, foram disponibilizados certificados e conteúdos digitais por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), estruturado pela equipe da AAGRO-MT.

O coordenador geral e um dos instrutores, Diretor Administrativo Sr. Milton Ferreira Junior, enfatiza que a palavra chave para o curso foi “gestão de processo”. “Este curso foi importante para que os colaboradores entendam como a aplicação das Leis que regem as OSCs impactam as prestações de contas juntos aos órgãos públicos. Houve a necessidade do processo de ensino, a prática dos conhecimentos, para comprovar e mensurar o nível de aprendizagem”.

O curso foi planejado e executado pelos em conformidade as demandas dos colaboradores durantes as reuniões semanais de alinhamento e ao final foi realizado feedback de satisfação que apresentaram excelentes resultados.

Os cursos abordaram: Por que SCRUM?; Administração do tempo; Técnicas e estimativas ágeis de processos; Curva de Tuckman; Prática de CANVAS na metodologia SCRUM; Prestação de Contas na Constituição Federal; Prestação de Contas Parcial e Anual; Montagem do Processo de Prestação de Contas; Prestação de Contas Final; Decisão sobre a prestação de contas; Sanções administrativas e; Tomada de Contas Especial.

Para o Diretor Presidente Leonardo Tomczyk, “(..) esta ação trata-se de resultados que vêm sendo desenvolvidos pela Agrologistica, cuja a visão institucional focada na entrega de obras e transparência pública entre os agentes econômicos de produção rural e o governo. Rotinas em escala e ferramentas de delivery ágeis, estão contribuindo muito para destacar a importância do associativismo sério com propósitos estratégicos sustentáveis no coletivo”.

A capacitação teve a participação do servidor da SINFRA-MT, o advogado e especialista em gestão em Direito do Estado, Sr. José Ricardo Elias, que contribuiu com o tema: o dever legal da prestação de contas.

 

Sobre o SCRUM aplicado aos processos públicos.

A implementação de metodologias ágeis nas organizações públicas otimiza o trabalho das equipes e gera resultados satisfatórios, como a melhoria na experiência do usuário. Dentre os princípios da metodologia ágil, podemos citar:

  • Entregar valor de forma contínua e rápida;
  • Manter a colaboração das partes envolvidas em todo o projeto diariamente;
  • Reflexão por parte dos times de colaboradores quanto à melhora da sua eficiência e eficácia de modo que seu comportamento seja otimizado.